summaryrefslogtreecommitdiff
path: root/macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex
diff options
context:
space:
mode:
Diffstat (limited to 'macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex')
-rw-r--r--macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex35
1 files changed, 19 insertions, 16 deletions
diff --git a/macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex b/macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex
index f6f1aa89dc..56d4b8c404 100644
--- a/macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex
+++ b/macros/latex/contrib/unbtex/unbtex-example/capitulo3.tex
@@ -7,7 +7,7 @@
% ---
As \cref{tab:nivel,tab:fluxo,tab:ibge} são exemplos de tabelas construída em
-\LaTeX. Note que a \cref{tab:ibge} utiliza o padrão do \citeonline{ibge1993} para documentos técnicos e acadêmicos.
+\LaTeX. Observe que a \cref{tab:ibge} utiliza o padrão do \citeonline{ibge1993} para documentos técnicos e acadêmicos.
\begin{table}[htb]
\begin{center}%
@@ -53,7 +53,7 @@ CIC0090 & Estruturas de Dados & 30 & 30 & 0 & 0 & 60 & CIC0004 \\ \hline%
\begin{table}[htb]
\IBGEtab{%
- \caption{Um Exemplo de tabela alinhada que pode ser longa ou curta, conforme padrão IBGE}%
+ \caption{Um Exemplo de tabela conforme o padrão IBGE}%
\label{tab:ibge}
}{%
\begin{tabular}{@{}ccc@{}} % @{} elimina o espaço nas bordas laterais
@@ -70,13 +70,13 @@ CIC0090 & Estruturas de Dados & 30 & 30 & 0 & 0 & 60 & CIC0004 \\ \hline%
}
\end{table}
-Para alterar a cor de linhas e de células de tabelas, o pacote \textsf{colortbl} foi utilizado. Para mesclar linhas e colunas, como na \cref{tab:fluxo}, utilize o pacote \textsf{multirow}. O pacote \textsf{longtable} pode ser usado para construir tabelas que ocupam mais de uma página e o pacote \textsf{rotating} pode ser usado para rotacionar tabelas. No \cref{anx:tabs} há exemplos de tabelas que os utilizam. Faça tabelas usando como base qualquer um dos exemplos apresentados neste documento ou outros que considerar mais adequados e que podem ser facilmente encontrados na internet.
+Para alterar a cor de linhas e de células de tabelas, o pacote \textsf{colortbl} foi utilizado. Para mesclar linhas e colunas, como na \cref{tab:fluxo}, utilize o pacote \textsf{multirow}. O pacote \textsf{longtable} pode ser usado para construir tabelas que ocupam mais de uma página e o pacote \textsf{rotating} pode ser usado para rotacionar tabelas. No \cref{anx:tabs} há exemplos de tabelas que os utilizam. Embora poderosos para construir tabelas, os pacotes \textsf{tabularray} e \textsf{nicematrix} não foram utilizados neste documento devido ao elevado tempo necessário para processamento no Overleaf. Faça tabelas usando como base qualquer um dos exemplos apresentados neste documento ou outros que considerar mais adequados e que podem ser facilmente encontrados na internet.
% ---
\section{Figuras}
% ---
-Se a figura que for incluída se tratar de um diagrama, um gráfico ou uma ilustração que você mesmo produza, priorize o uso de imagens vetoriais no formato \texttt{pdf}. Com isso, o tamanho do arquivo final do trabalho será menor, e as imagens terão uma apresentação melhor, principalmente quando impressas, uma vez que imagens vetoriais são perfeitamente escaláveis para qualquer dimensão. A \cref{fig:grafico} foi inserida no texto utilizando-se um arquivo no formato \texttt{pdf}.
+Se a figura que for incluída se tratar de um diagrama, um gráfico ou uma ilustração que você mesmo produza, priorize o uso de imagens vetoriais no formato \texttt{pdf}. Com isso, o tamanho do arquivo final do trabalho será menor, e as imagens terão uma apresentação melhor, uma vez que imagens vetoriais são perfeitamente escaláveis para qualquer dimensão. A \cref{fig:grafico} foi inserida no texto utilizando-se um arquivo no formato \texttt{pdf}.
\begin{figure}[htb]
\centering
@@ -85,9 +85,9 @@ Se a figura que for incluída se tratar de um diagrama, um gráfico ou uma ilust
\includegraphics[scale=1]{bodediagram.pdf}
\end{figure}
-Para manter a coerência no uso de software livre (já que você está usando \LaTeX\ e \abnTeX), teste a ferramenta \textsf{InkScape} (\url{http://inkscape.org/}). Ela é uma excelente opção de código-livre para produzir ilustrações vetoriais, similar ao CorelDraw ou ao Adobe Illustrator.
+Para manter a coerência no uso de software livre (já que você está usando \LaTeX), teste a ferramenta \textsf{InkScape} (\url{http://inkscape.org/}). Ela é uma excelente opção de código-livre para produzir ilustrações vetoriais, similar ao CorelDraw ou ao Adobe Illustrator.
-De todo modo, caso não seja possível utilizar arquivos de imagens como \texttt{pdf}, utilize qualquer outro formato, como \texttt{jpeg}, \texttt{gif}, \texttt{bmp}, etc. Nesse caso, você pode tentar aprimorar as imagens incorporadas com o software livre \textsf{Gimp} (\url{http://www.gimp.org/}). Ele é uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. A \cref{fig:logolatex} mostra como é fácil inserir uma figura com legenda e referência à fonte utilizando um arquivo no formato \texttt{png}.
+De todo modo, caso não seja possível utilizar arquivos de imagens como \texttt{pdf}, utilize qualquer outro formato, como \texttt{jpeg}, \texttt{gif} e \texttt{bmp}. Estes formatos requerem maior tempo de processamento, mas você pode tentar aprimorar seus conteúdos com o software livre \textsf{Gimp} (\url{http://www.gimp.org/}), uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. A \cref{fig:logolatex} mostra como é fácil inserir uma figura com legenda e referência à fonte utilizando um arquivo no formato \texttt{png}.
\begin{figure}[htb]
\begin{center}
@@ -98,7 +98,9 @@ De todo modo, caso não seja possível utilizar arquivos de imagens como \texttt
\end{center}
\end{figure}
-Note que de acordo com as normas da ABNT, numeração e título das figuras e tabelas devem aparecer na parte superior. Na parte inferior deve ser informada a fonte.
+Também é possível criar figuras, diagramas e gráficos utilizando comandos de pacotes disponíveis para o \LaTeX, como \textsf{TikZ}. Entretanto, tais pacotes requerem elevado tempo de processamento no Overleaf e, por isso, não foram utilizados neste documento.
+
+Note que, de acordo com as normas da ABNT, numeração e título das figuras e tabelas devem aparecer na parte superior. Na parte inferior deve ser informada a fonte.
% ---
\subsection{Figuras em \emph{minipages}}
@@ -158,10 +160,10 @@ O pacote \textsf{subfig} foi utilizado para inserir as \cref{fig:subfigura_circu
%\end{figure}
% ---
-\subsection{Obtenção de figuras com texto e equações que usam as mesmas fontes do documento}
+\subsection{Figuras que usam as mesmas fontes tipográficas do documento}
% ---
-Caso queira utilizar a mesma fonte do texto para escrever dentro de figuras, como é o caso da \cref{fig:psfrag1} (arquivo \texttt{blockdiagram.pdf}), produza uma figura como a da \cref{fig:psfrag2} e a salve no formato \texttt{eps} (arquivo \texttt{blockdiagram.eps}). Softwares como InkScape, CorelDraw ou Adobe Ilustrator podem ser utilizados para este fim.
+Caso queira utilizar as mesmas fontes tipográficas do texto para escrever dentro de figuras, como é o caso da \cref{fig:psfrag1} (arquivo \texttt{blockdiagram.pdf}), produza uma figura como a da \cref{fig:psfrag2} e a salve no formato \texttt{eps} (arquivo \texttt{blockdiagram.eps}). Softwares como InkScape, CorelDraw ou Adobe Ilustrator podem ser utilizados para este fim.
\begin{figure}[htb]
\centering
@@ -169,18 +171,19 @@ Caso queira utilizar a mesma fonte do texto para escrever dentro de figuras, com
\subfloat[Arquivo \texttt{blockdiagram.pdf}]{\label{fig:psfrag1} \centering
\includegraphics[scale=1]{blockdiagram.pdf}} \\
\subfloat[Arquivo \texttt{blockdiagram.eps}]{\label{fig:psfrag2}
- \centering \includegraphics[scale=1]{blockdiagramfrag.eps}}
+ \centering \includegraphics[scale=1]{blockdiagram.eps}}
\label{fig:psgrag}
\end{figure}
-Crie no Overleaf um projeto nomeado \texttt{blockdiagram} e que tenha, dentro de um arquivo nomeado \texttt{blockdiagram.tex}, o conteúdo mostrado no \cref{cod:tex}.
+Crie no Overleaf um novo projeto que tenha o conteúdo do \cref{cod:tex} dentro de um arquivo \texttt{tex} nomeado, por exemplo, como \texttt{blockdiagram.tex}. No menu do Overleaf, altere o compilador de \texttt{pdfLaTeX} para \texttt{LaTeX} e defina o arquivo \texttt{blockdiagram.tex} como principal. Coloque o arquivo \texttt{blockdiagram.eps} dentro do projeto e compile. A saída gerada, corresponde à \cref{fig:psfrag1}, deve ser salva como \texttt{blockdiagram.pdf}. Este arquivo poderá ser carregado no projeto do texto do trabalho (TCC, dissertação ou tese) que você estiver escrevendo com o UnB\TeX\ (que usa o \texttt{pdfLaTeX} como compilador).
\lstinputlisting[numbers=none,float,caption={\texttt{blockdiagram.tex}},label={cod:tex}]{unbtex-example/codigos/blockdiagram.tex}
-No menu do Overleaf, altere o compilador de \texttt{pdfLaTeX} para \texttt{LaTeX} e defina o arquivo \texttt{blockdiagram.tex} como principal. Coloque dentro do projeto o arquivo \texttt{blockdiagram.eps} e compile. A saída gerada, corresponde à \cref{fig:psfrag1}, deve ser salva como \texttt{blockdiagram.pdf}. Este arquivo poderá ser carregado no projeto do texto do trabalho (TCC, dissertação ou tese) que você estiver escrevendo com o UnB\TeX\ (que usa o \texttt{pdfLaTeX} como compilador).
-
-Note no \cref{cod:tex} que o pacote \textsf{psfrag} substitui, por meio do comando
+Observe na \cref{fig:psfrag2} que o ``\texttt{g}'' é substituído por ``$G(s)$'' na \cref{fig:psfrag1}. Para tal, o \cref{cod:tex} utiliza o seguinte comando do pacote \textsf{psfrag}:
\begin{verbatim}
-\psfrag{r}[c][c]{\footnotesize $R(s)$}
+\psfrag{g}[c][c]{\footnotesize $G(s)$}
\end{verbatim}
-o ``\texttt{r}'' da figura \texttt{eps} por ``\verb|$R(s)$|'', produzindo ``$R(s)$'' na figura \texttt{pdf}. O pacote \textsf{psfrag} funciona apenas com o compilador \texttt{LaTeX}, o que torna a criação de um novo projeto no Overleaf uma boa solução. Este projeto poderá ser aproveitado para gerar outras figuras do seu trabalho. \ No newline at end of file
+
+O pacote \textsf{psfrag} funciona apenas com o compilador \texttt{LaTeX}, o que torna a criação de um novo projeto no Overleaf uma boa solução. Este projeto poderá ser aproveitado para gerar outras figuras do documento principal. Para mais informações sobre o pacote, consulte seu manual\footnote{Disponível em \url{http://mirrors.ctan.org/macros/latex/contrib/psfrag/pfgguide.pdf}}.
+
+Evite o uso de figuras no formato \texttt{eps} no documento principal. Documentos que usam a classe UnB\TeX\ precisam ser compilados pelo \texttt{pdfLaTeX}, que inicialmente converte os arquivos \texttt{eps} para o formato \texttt{pdf}, exigindo maior tempo de processamento. O projeto auxiliar (\cref{cod:tex}) usa a classe \texttt{article} e admite compilador \texttt{LaTeX}, que não necessita de etapas adicionais para processar códigos que chamam arquivos \texttt{eps}. \ No newline at end of file