summaryrefslogtreecommitdiff
path: root/support/arara/source/src/main/resources/org/islandoftex/arara/localization/messages_pt_BR.properties
blob: a5b046e9097a3f9489e37982c68ea689426dc1e7 (plain)
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
# Arara, the cool TeX automation tool
# Copyright (c) 2012 -- 2018, Paulo Roberto Massa Cereda 
# All rights reserved.
#
# Redistribution and  use in source  and binary forms, with  or without
# modification, are  permitted provided  that the  following conditions
# are met:
#
# 1. Redistributions  of source  code must  retain the  above copyright
# notice, this list of conditions and the following disclaimer.
#
# 2. Redistributions in binary form  must reproduce the above copyright
# notice, this list  of conditions and the following  disclaimer in the
# documentation and/or other materials provided with the distribution.
#
# 3. Neither  the name  of the  project's author nor  the names  of its
# contributors may be used to  endorse or promote products derived from
# this software without specific prior written permission.
#
# THIS SOFTWARE IS  PROVIDED BY THE COPYRIGHT  HOLDERS AND CONTRIBUTORS
# "AS IS"  AND ANY  EXPRESS OR IMPLIED  WARRANTIES, INCLUDING,  BUT NOT
# LIMITED  TO, THE  IMPLIED WARRANTIES  OF MERCHANTABILITY  AND FITNESS
# FOR  A PARTICULAR  PURPOSE  ARE  DISCLAIMED. IN  NO  EVENT SHALL  THE
# COPYRIGHT HOLDER OR CONTRIBUTORS BE  LIABLE FOR ANY DIRECT, INDIRECT,
# INCIDENTAL, SPECIAL, EXEMPLARY,  OR CONSEQUENTIAL DAMAGES (INCLUDING,
# BUT  NOT LIMITED  TO, PROCUREMENT  OF SUBSTITUTE  GOODS OR  SERVICES;
# LOSS  OF USE,  DATA, OR  PROFITS; OR  BUSINESS INTERRUPTION)  HOWEVER
# CAUSED AND  ON ANY THEORY  OF LIABILITY, WHETHER IN  CONTRACT, STRICT
# LIABILITY, OR TORT (INCLUDING NEGLIGENCE OR OTHERWISE) ARISING IN ANY
# WAY  OUT  OF  THE USE  OF  THIS  SOFTWARE,  EVEN  IF ADVISED  OF  THE
# POSSIBILITY OF SUCH DAMAGE.
#
# ---------------------------------------------------------------------
# Language: Brazilian Portuguese
# Translators: Paulo Roberto Massa Cereda
# ---------------------------------------------------------------------
ERROR_BASENAME_NOT_A_FILE=O método ''basename'' requer um arquivo, não um diretório. Observe que ''{0}'' não parece ser um arquivo. Se você precisa realizar alguma tarefa em um diretório, experimente os métodos disponíveis na API Java.
ERROR_CALCULATEHASH_IO_EXCEPTION=Por alguma razão, eu não pude calcular o hash. Não tenho ideia porque não deu certo. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de hash. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas para leitura do arquivo.
ERROR_CHECKBOOLEAN_NOT_VALID_BOOLEAN=Observe que ''{0}'' não é um valor lógico. Isso é fácil de resolver. Certifique-se de usar uma palavra válida que represente valores lógicos (''yes'' e ''no'', ''true'' e ''false'', ''1'' e ''0'', e ''on'' e ''off'').
ERROR_CHECKOS_INVALID_OPERATING_SYSTEM=Não consegui descobrir qual é o seu sistema operacional. O valor ''{0}'' não parece ser uma entrada válida de sistema operacional na minha lista (Eu posso também estar errado, é claro). Por favor, corrija o valor e tente novamente.
ERROR_CHECKREGEX_IO_EXCEPTION=Não consegui ler o conteúdo do arquivo ''{0}'', houve um erro de entrada e saída. Não tenho ideia porque não deu certo. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de leitura. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas para leitura do arquivo.
ERROR_CONFIGURATION_GENERIC_ERROR=Não consegui analisar o arquivo de configuração, alguma coisa de errado aconteceu. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos do formato de serialização de dados subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_CONFIGURATION_LOOPS_INVALID_RANGE=O valor definido na chave 'loops' no arquivo de configuração, que define o número máximo de iterações, possui um intervalo inválido. Por favor, certifique-se de especificar um valor inteiro positivo.
ERROR_DISCOVERFILE_FILE_NOT_FOUND=Não consegui encontrar o arquivo especificado ''{0}'' {1}. Por favor, certifique-se de que o arquivo existe e que possui uma extensão válida.
ERROR_EVALUATE_COMPILATION_FAILED=Por alguma razão, eu não consegui compilar a expressão condicional especificada. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_EVALUATE_NOT_BOOLEAN_VALUE=A avaliação da expressão condicional deveria retornar um valor lógico como resultado. Isso é fácil de resolver. Apenas certifique-se de que a avaliação da expressão condicional retorne um valor lógico no final.
ERROR_EXTRACTOR_IO_ERROR=Ocorreu um erro de entrada e saída enquanto eu tentava extrair as diretivas. Não tenho ideia porque não deu certo. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de extração. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas para leitura do arquivo.
ERROR_FILETYPE_NOT_A_FILE=O método ''filetype'' requer um arquivo, não um diretório. Observe que ''{0}'' não parece ser um arquivo. Se você precisa realizar alguma tarefa em um diretório, experimente os métodos disponíveis na API Java.
ERROR_FILETYPE_UNKNOWN_EXTENSION=Não consegui reconhecer ''{0}'' como uma extensão padrão. Se você quiser definir um novo tipo de arquivo, certifique-se de especificar a extensão e o padrão. Estas são as extensões definidas por padrão: {1}
ERROR_GETAPPLICATIONPATH_ENCODING_EXCEPTION=Houve um problema de codificação enquanto eu tentava obter o caminho da aplicação. Não há muito o que eu possa fazer sobre isso.
ERROR_GETCANONICALFILE_IO_EXCEPTION=Não consegui obter o arquivo canônico por causa de um erro de entrada e saída. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de busca. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas.
ERROR_GETPARENTCANONICALPATH_IO_EXCEPTION=Não consegui obter o caminho canônico ascendente por causa de um erro de entrada e saída. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de busca. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas.
ERROR_INTERPRETER_ARGUMENT_IS_REQUIRED=Parece que o argumento ''{0}'' está marcado como obrigatório na regra, mas eu não consegui encontrá-lo nos parâmetros da diretiva correspondente. Por favor, certifique-se de adicioná-lo como parâmetro em sua diretiva e tente novamente.
ERROR_INTERPRETER_COMMAND_RUNTIME_ERROR=Não consegui avaliar um dos comandos disponibilizados. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_INTERPRETER_DEFAULT_VALUE_RUNTIME_ERROR=Não consegui avaliar a expressão associada ao valor padrão de um dos argumentos. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_INTERPRETER_EXIT_RUNTIME_ERROR=Não consegui avaliar a expressão associada ao código de saída de um dos comandos disponibilizados. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_INTERPRETER_FLAG_RUNTIME_EXCEPTION=Não consegui avaliar a expressão associada à presença de um dos argumentos. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_INTERPRETER_RULE_NOT_FOUND=Não consegui encontrar uma regra chamada ''{0}'' nos caminhos de regras especificados. Talvez uma palavra digitada incorretamente? Eu estava procurando por um arquivo chamado ''{0}.yaml'' nos seguintes caminhos, em ordem de prioridade: {1}
ERROR_INTERPRETER_UNKNOWN_KEYS=Encontrei as seguintes chaves desconhecidas na diretiva: {0}. Isso é fácil de resolver, apenas remova essas chaves do seu mapa.
ERROR_INTERPRETER_WRONG_EXIT_CLOSURE_RETURN=A expressão 'exit' referente ao código de saída deve sempre retornar um valor lógico (mesmo se não há computação propriamente dita). Isso é fácil de resolver: apenas certifique-se de corrigir o tipo de retorno e tente novamente.
ERROR_ISSUBDIRECTORY_NOT_A_DIRECTORY=O método ''isSubdirectory'' requer um diretório, não um arquivo. Observe que ''{0}'' não parece ser um diretório.
ERROR_LANGUAGE_INVALID_CODE=O código de idioma especificado é inválido. No momento, eu sei falar os seguintes idiomas: {0}
ERROR_LOAD_COULD_NOT_LOAD_XML=Não consegui carregar o banco de dados YAML chamado ''{0}''. Não tenho ideia porque não deu certo. Talvez o arquivo tenha sido movido ou removido antes ou durante a operação de leitura. Ou talvez eu não tenha as permissões corretas para leitura do arquivo. A propósito, certifique-se de que o arquivo YAML esteja correto.
ERROR_PARSER_INVALID_PREAMBLE=Sinto muito, mas o preâmbulo ''{0}'' não foi encontrado. Por favor, certifique-se de que esta chave existe no arquivo de configuração.
ERROR_PARSERULE_GENERIC_ERROR=Não consegui analisar a regra, alguma coisa de errado aconteceu. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos do formato de serialização de dados subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_REPLICATELIST_MISSING_FORMAT_ARGUMENTS_EXCEPTION=Não consegui replicar a lista por causa de um formato de argumento faltante. Meu palpite é que existem menos (ou mais) parâmetros do que o esperado. Certifique-se de corrigir o número de parâmetros e tente novamente.
ERROR_RULE_IDENTIFIER_AND_PATH=Encontrei um erro na regra ''{0}'' localizada em ''{1}''.
ERROR_RUN_GENERIC_EXCEPTION=Não consegui executar o comando de sistema disponibilizado, alguma coisa de errado aconteceu. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos da linguagem de expressão subjacente. Eu farei o possível para te ajudar da melhor forma que puder.
ERROR_RUN_INTERRUPTED_EXCEPTION=A execução do comando de sistema disponibilizado foi inesperadamente interrompida. Talvez tenha ocorrido uma interrupção externa que forçou o comando a encerrar abruptamente.
ERROR_RUN_INVALID_EXIT_VALUE_EXCEPTION=A execução do comando de sistema retornou um código de saída inválido.
ERROR_RUN_IO_EXCEPTION=A execução do comando de sistema falhou por causa de um erro de entrada e saída. Você tem certeza de que o comando de sistema especificado existe no seu caminho? Pode ser uma boa ideia verificar o caminho do sistema e confirmar se o comando realmente está disponível.
ERROR_RUN_TIMEOUT_EXCEPTION=A execução do comando de sistema atingiu o timeout especificado e foi abortada. Se o tempo foi muito curto, certifique-se de especificar um valor maior.
ERROR_RUN_TIMEOUT_INVALID_RANGE=O valor de timeout provavelmente está faltando (apesar de estar habilitado). Isso é fácil de resolver. Por favor, certifique-se de especificar um valor positivo inteiro.
ERROR_SAVE_COULD_NOT_SAVE_XML=Não consegui salvar o banco de dados YAML chamado ''{0}''.  Não tenho ideia porque não deu certo. Talvez eu não tenha as permissões corretas para escrever o arquivo YAML no disco.
ERROR_SESSION_OBTAIN_UNKNOWN_KEY=O método ''get'' encontrou a chave desconhecida ''{0}'' no escopo de sessão. Não posso obter um valor que não existe na sessão. Por favor, especifique uma chave válida e tente novamente.
ERROR_SESSION_REMOVE_UNKNOWN_KEY=O método ''remove'' encontrou a chave desconhecida ''{0}'' no escopo de sessão. Não posso remover um valor que não existe na sessão. Por favor, especifique uma chave válida e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_EMPTY_FILES_LIST=Li uma diretiva {0} e descobri que a lista ''files'' especificada está vazia. Isso é fácil de resolver: certifique-se de que a lista possua, pelo menos, um elemento e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_FILES_IS_NOT_A_LIST=Li uma diretiva {0} e descobri que ''files'' requer uma lista. Por favor, certifique-se de corrigir o tipo para uma lista adequada e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_INVALID_DIRECTIVE_FORMAT=Encontrei uma diretiva inválida {0} no arquivo especificado. Certifique-se de corrigir a diretiva e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_NO_DIRECTIVES_FOUND=Parece que o arquivo especificado não possui diretivas! Certifique-se de incluir, pelo menos, uma diretiva e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_ORPHAN_LINEBREAK=Aparentemente, existe uma quebra de linha de uma diretiva órfã na linha {0}. Não posso continuar. Por favor, corrija a diretiva e tente novamente.
ERROR_VALIDATE_REFERENCE_IS_RESERVED=Li uma diretiva {0} e descobri que a chave ''reference'' foi utilizada. Esta chave é reservada, portanto você não pode utilizá-la! Mas não se preocupe, isso é fácil de resolver. Apenas substitua esse nome por outro.
ERROR_VALIDATE_YAML_EXCEPTION=Ocorreu um problema com o mapa YAML especificado em uma diretiva {0}. Esta parte é complicada, pois envolve aspectos do formato de serialização de dados subjacente.
ERROR_VALIDATEBODY_ARGUMENT_ID_IS_RESERVED=O identificador de argumento ''{0}'' está reservado, portanto você não pode utilizá-lo. Isso é fácil de resolver. Apenas substitua esse nome por outro.
ERROR_VALIDATEBODY_DUPLICATE_ARGUMENT_IDENTIFIERS=Aparentemente, você possui identificadores de argumentos duplicados em sua regra. Certifique-se de corrigir esse erro e tente novamente.
ERROR_VALIDATEBODY_MISSING_KEYS=Ao definir um escopo de argumento de regra, ao menos a chave 'flag' ou 'default' deve ser utilizada. Por favor, certifique-se de utilizar, pelo menos, uma delas.
ERROR_VALIDATEBODY_NULL_ARGUMENT_ID=Descobri que um dos argumentos não possui identificador associado. Por favor, certifique-se de adicionar um identificador válido ao argumento e tente novamente.
ERROR_VALIDATEBODY_NULL_COMMAND=Encontrei um comando nulo na regra especificada. Isso é fácil de resolver. Certifique-se de adicionar um comando válido na regra.
ERROR_VALIDATEHEADER_NULL_ID=A regra especificada não possui identificador. É uma informação crucial, portanto, certifique-se de corrigir esse erro e tente novamente. Lembre-se de que o identificador deve possuir o mesmo nome do arquivo da regra (sem a extensão, é claro).
ERROR_VALIDATEHEADER_NULL_NAME=A regra especificada não possui nome. Isso é fácil de resolver. Certifique-se de adicionar um nome válido e tente novamente.
ERROR_VALIDATEHEADER_WRONG_IDENTIFIER=A regra possui um identificador incorreto. Eu estava esperando ''{0}'', mas encontrei ''{1}''. Isso é fácil de resolver: apenas substitua o identificador incorreto pelo valor correto.
INFO_DISPLAY_EXCEPTION_MORE_DETAILS=Detalhes adicionais estão disponíveis para esta exceção:
INFO_DISPLAY_EXECUTION_TIME=Total: {0} segundos
INFO_DISPLAY_FILE_INFORMATION=Processando ''{0}'' (tamanho: {1}, última modificação: {2}), por favor, aguarde.
INFO_INTERPRETER_DRYRUN_MODE_BOOLEAN_MODE=Apesar da execução em modo dry-run, é provável que esta entrada já foi processada, dado que o seguinte valor lógico foi retornado: {0}
INFO_INTERPRETER_DRYRUN_MODE_SYSTEM_COMMAND=A executar: {0}
INFO_LABEL_AUTHOR=Autor:
INFO_LABEL_AUTHORS=Autores:
INFO_LABEL_CONDITIONAL=Expressão condicional:
INFO_LABEL_NO_AUTHORS=Nenhum autor informado
INFO_LABEL_ON_DETAILS=DETALHES
INFO_LABEL_ON_ERROR=ERRO
INFO_LABEL_ON_FAILURE=FRACASSO
INFO_LABEL_ON_SUCCESS=SUCESSO
INFO_LABEL_UNNAMED_TASK=Tarefa sem nome
INFO_PARSER_NOTES=arara é distribuída sob a licença New BSD.
LOG_INFO_BEGIN_BUFFER=INÍCIO DO BUFFER DE SAÍDA
LOG_INFO_BOOLEAN_MODE=Valor lógico: {0}
LOG_INFO_DIRECTIVES_BLOCK=DIRETIVAS
LOG_INFO_END_BUFFER=FINAL DO BUFFER DE SAÍDA
LOG_INFO_INTERPRET_RULE=Estou pronto para interpretar a regra ''{0}''.
LOG_INFO_INTERPRET_TASK=Estou pronto para interpretar a tarefa ''{0}'' da regra ''{1}''.
LOG_INFO_POTENTIAL_DIRECTIVE_FOUND=Encontrei uma diretiva em potencial: {0}
LOG_INFO_POTENTIAL_PATTERN_FOUND=Encontrei um padrão em potencial na linha {0}: {1}
LOG_INFO_RULE_LOCATION=Localização da regra: ''{0}''
LOG_INFO_SYSTEM_COMMAND=Comando de sistema: {0}
LOG_INFO_TASK_RESULT=Resultado da tarefa:
LOG_INFO_VALIDATED_DIRECTIVES=Todas as diretivas foram validadas. Estamos prontos para continuar.
LOG_INFO_WELCOME_MESSAGE=Olá, eu sou o arara {0} (revisão {1})!